A partir de segunda-feira (1º), as atividades de Ciência e Tecnologia (C&T) vão estar bem mais próximas do cotidiano dos jovens da Bahia, sobretudo dos alunos da rede pública de ensino. Trata-se da Semana Nacional de C&T 2007, que acontece até 7 de outubro em todo o país. O evento será aberto na Bahia no dia 1º, a partir das 10 horas, pelo ministro de C&T, Sérgio Rezende, e pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal).
A programação local integra a nacional, que acontece anualmente em todo o Brasil, no mês de outubro. Em Salvador, as principais ações acontecem na Praça Municipal. Durante sete dias, os visitantes do local poderão apreciar exposições, mostras e atrações culturais e participar de oficinas, experimentos e palestras com foco na ciência e tecnologia.
Outras atividades são promovidas em diversas instituições estaduais, de pesquisa, ensino e em museus. Também serão desenvolvidos trabalhos em municípios como Feira de Santana, Ibotirama, Cruz das Almas, Ilhéus, Itabuna, Catú, Alcobaça, Vitória da Conquista, Jequié e Juazeiro. Em todo o estado serão realizadas feiras de ciências, mostras científicas itinerantes e experimentos interativos em locais de grande concentração popular.
A programação na Bahia inclui ainda a realização de exposições itinerantes e interativas, planetário inflável, exposições de arte, oficinas interativas de reciclagem, jogos da matemática, mostras de cultura indígena, quilombolas, de terreiros de candomblé, da agricultura familiar e assentamentos rurais.
Para apoiar a Semana de C&T no Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secti, vai patrocinar, através da Chamada Pública, 39 eventos em 19 instituições, entre universidades, escolas, associações e centros de pesquisa. A Chamada Pública vai investir recursos para a promoção de atividades gratuitas para a população na capital e no interior.
A Semana foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente, os jovens, em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Este ano, o tema escolhido foi Terra, em função da importância das questões globais do planeta – sobrevivência da espécie humana, estrutura e riquezas do planeta, mudanças climáticas e poluição atmosférica.
Coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCT, a Semana Nacional de C&T conta com a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à ciência e tecnologia.
Na Bahia, ela será coordenada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti). O Estado tem como parceiras diversas entidades públicas e privadas e é apoiado pelo MCT, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e pela Comissão Estadual dos territórios – CET.