Os pequenos empreendedores do município de Belmonte, no extremo-sul do estado, podem solicitar financiamentos ao Programa de Microcrédito do Governo do Estado da Bahia (CrediBahia). Uma solenidade festiva, na manhã de hoje (12), marcou a inauguração da agência e do Posto de Atendimento do Trabalhador-PAT, no Mercado Municipal. Esta é a terceira agência instalada no Governo Jaques Wagner. As duas primeiras funcionam em Irecê e Nazaré.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e comitiva foram recepcionados pela Fanfarra do Centro Educacional Pedro Calmon. Antes da cerimônia, eles percorreram as instalações do mercado, onde fica situada também a loja da Cesta do Povo. “É importante que os empreendimentos sejam acompanhados e vamos aprimorar esse processo”, afirmou o secretário, destacando o apoio decisivo da prefeitura para a instalação do CrediBahia e do PAT no município, habitado por aproximadamente 21 mil pessoas.
Em Belmonte, onde o Rio Jequitinhonha se encontra com o mar, a economia se sustenta, principalmente, com as culturas do cacau, piaçava, coco, eucalipto, além da pecuária. O profeito Iêdo José Menezes Elias afirmou que o CrediBahia irá beneficiar, sobretudo, os pequenos comerciantes. Segundo ele, o PAT permitirá que os jovens tirem Carteira de Identidade e outros documentos no próprio município, sem deslocamento até Porto Seguro.
O presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Luiz Alberto Bastos Petitinga, lembrou que o microcrédito representa uma oportunidade da pessoa se inserir socialmente como cidadão por meio da ocupação e renda. O programa já beneficiou aproximadamente 29 mil empreendimentos, o que representa a destinação de quase R$ 35 milhões em empréstimos.
Resultado de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e prefeitura, o PAT proporciona à comunidade os serviços de intermediação de mão-de-obra, seguro-desemprego, emissão de carteiras de Identidade e Profissional.

Desenvolvimento

O CrediBahia tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável dos municípios, por meio de crédito orientado para o crescimento e consolidação de empreendimentos de pequeno porte. Os empréstimos são concedidos de forma rápida e sem burocracia.
Operacionalizado pela Setre, Desenbahia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras onde as agências são instaladas, o programa pratica taxas de juros de 1,8% ao mês. Se as parcelas do empréstimo anterior são quitadas em dia, os juros caem para 1,5% nos próximos financiamentos.
Da solenidade participaram ainda, o gerente regional do Sebrae no extremo-sul, Jorge Cunha, representando o superintendente da instituição, a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade, o coordenador de Microfinanças, José Welito, a secretária voluntária de Ação Social de Belmonte, Adriana Farrath, o vereador José Raimundo dos Santos, o Zeca Belém, a coordenadora regional do PAT, em Eunápolis, Janete Alves dos Santos, e a supervisora do PAT, em Porto Seguro, Vanja Nolasco.