“A Bahiatursa é uma empresa de promoção do produto Bahia nos mercados nacional e internacional e sua missão fundamental é a captação de turistas”. Desta forma, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, explicou o papel da empresa ao investir R$ 248 mil no Brazilian Day, de Nova Iorque e de Tóquio, e a Lavage de la Madeleine, em Paris. Trata-se de uma ação efetiva da empresa para combater os efeitos negativos da crise que se abate sobre o turismo no país e que atinge sobretudo o Nordeste e a Bahia.
Os valores relativos aos eventos foram devidamente publicados no Diário Oficial. Para os de Nova Iorque e Tóquio, por exemplo, foi feita uma parceria com a Rede Globo de Televisão, que propôs a participação da Bahia mediante o pagamento de cachê à banda Asa de Águia.
Os dois eventos tiveram repercussão extremamente positiva em inúmeros países, através da divulgação da Globo Internacional, ganharam um programa especial exibido também internacionalmente e tomadas ao vivo que projetaram o nome da Bahia.
A ida do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e da presidente da Bahiatursa aos Estados Unidos teve outro objetivo: viabilizar com operadores, agências e entidades voltadas ao segmento afro-americano o turismo étnico, uma das vertentes de trabalho de captação de interesse da atual gestão do Governo do Estado.
“É um segmento promissor para a Bahia, e Nova Iorque, por ser a segunda cidade do mundo em população negra, tem grande afinidade com Salvador, principal foco desse segmento, juntamente com o Recôncavo baiano”, ressalta a presidente.
Ela destaca ainda que a viagem teve, também, o objetivo de buscar contatos para um futuro vôo direto da Bahia para Nova Iorque. “Esse vôo é muito importante para a Bahia e essencial para viabilizarmos o turismo étnico uma vez que não temos um único vôo direto para os Estados Unidos”.
Para Emília Silva, uma das obrigações da empresa é trabalhar a imagem da Bahia junto ao público final para que o estado se torne um destino preferencial. “Foi isso que fizemos em Nova Iorque, em Tóquio e em Paris”, diz. Sobre a Lavage de La Madeleine, a presidente da Bahiatursa ressalta a importância de um trabalho na capital francesa, sobretudo para viabilizar o recentemente conquistado vôo direto Salvador–Paris. “Acabamos de captar e temos responsabilidade em trabalhar esse mercado emissor visando a permanência desse vôo”, enfatiza.
Segundo Emília, a Bahiatursa tem dois tipos de promoção para alcançar seu objetivo de captar turistas e divulgar a Bahia: um, junto ao público profissional (agências, operadores, agências de viagem); outro, junto ao público final. Estes três eventos tiveram essa característica, de uma atuação mais próxima ao consumidor.
Em Paris, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento, que não foi somente a lavagem da catedral. Houve, durante quase uma semana, um conjunto de atividades sobre a Bahia, dentre elas shows de Jauperi, Jota Veloso e Margareth Menezes, artistas que estão entre os mais representativos da cultura e da música baianas”. A lavagem atraiu brasileiros que vivem na Europa, mas também muitos franceses e pessoas dos países mais próximos.