Ao participar do seminário sobre a reestruturação do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, defendeu as atividades ligadas ao agrishow business, tais como vaquejadas, rodeios e exposições, como atrações que podem transformar a cidade em um novo pólo turístico da Bahia.
Segundo o secretário, Feira pode vir a ser a principal representante do estado neste setor, sem esquecer que o turismo tem que ser tratado como uma atividade integrada à economia, para gerar renda e emprego. “Hoje, o turismo na Bahia está sendo encarado como uma política de Estado – em que os eixos estratégicos e os marcos regulatórios estabelecidos têm duração maior do que o tempo de cada administração – e não mais de governos”, explicou.
O secretário enfatizou que, para que o projeto tenha desenvolvimento, são necessários uma série de fatores, como novos vôos, uma rede hoteleira adequada, qualificação de mão-de-obra e evitar os enclaves que aconteceram em alguns destinos turísticos, a exemplo dos grandes empreendimentos hoteleiros dissociados da economia local, sem contribuir para a geração de emprego e renda da região. São empreendimentos que importam tudo que o consomem.
Iniciativa do deputado estadual Zé Neto, como parte das ações do grupo de trabalho criado depois de uma reunião com o governador Jaques Wagner e o Fórum Empresarial de Feira de Santana, o seminário reuniu, sexta-feira (14), entre outras autoridades, o secretário de Infra-Estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, o coordenador regional do Sindicato dos Aeroviários, André Luiz da Silva, e o deputado federal Sérgio Carneiro.