A Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) concluiu as obras de abastecimento de água do município de Santa Brígida, a 412 quilômetros de Salvador, que vai beneficiar a população da localidade de Vicente de Cima, a 15 quilômetros da sede municipal.
No distrito de Araújo, o Programa Água Para Todos está concluindo o sistema de abastecimento, com dessalinizador. Para o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, o uso dessa tecnologia foi o ponto de partida para resolver o problema dos 200 habitantes que vivem na região sem acesso à água potável.
O poço perfurado pela empresa apresentava água salobra, que inviabilizava o seu aproveitamento para o consumo humano e animal. A solução encontrada foi a instalação do dessalinizador, para transformando-a em água potável de excelente qualidade.
Muitos poços tubulares quando perfurados, apresentam água salinizada, o que é comum na região do semi-árido baiano. Para o aproveitamento desses poços, a Cerb foi pioneira na utilização da tecnologia da osmose reversa, que é implantação de dessalinizadores.
Ainda na região de Santa Brígida, o governo da Bahia já autorizou a ampliação e recuperação de sistemas integrados de abastecimento de água que vão atender os distritos de Buri, Angico, Porteiras, Macambira, Mulungu, Ingazeira e Boa Lembrança. Nos sítios de Marancó, Briá, Riacho Fundo e Algodões foi autorizado a construção de um sistema de abastecimento de água.
Em Macambira e Morada Velha, um poço tubular será recuperado. Outras localidades, como Araticum, Aroeira, Bandeira, Baixa de Areia, Baixa do Mulungu, Canabrava, Caraibeiras, Santa Cruz e Serra das Drenhas, técnicos da Cerb foram autorizados a fazer visitas técnicas para levantar as necessidades a fim de suprir a falta de abastecimento de água que afligem os moradores. Eles vão fazer um diagnóstico do solo, detectando os problemas existentes. O objetivo é fornecer subsídios sobre a área, definindo se é propícia para o desenvolvimento do projeto.
No município de Coronel João Sá, a 430 quilômetros da capital, o governador Jaques Wagner autorizou a locação de poço tubular, na localidade de Palmatória, e construção de sistema de abastecimento de água, que se encontra em fase de licitação, no distrito de Barra Larga.