O uso racional da água foi um dos temas discutidos no curso Construção Sustentável que acontece até sexta-feira (26), no Centro de Recursos Ambientais (CRA). Para a professora Marina Sangoi de Oliveira Ilha, da Universidade de Campinas (Unicamp), a gestão adequada desse recurso natural é fundamental nas construções sustentáveis. Deve existir desde a fase de elaboração dos projetos e na definição dos componentes e técnicas que evitem desperdícios e reduzam o consumo de água.
Ela reconhece que nos últimos anos, “houve avanços na conscientização de arquitetos, projetistas, fabricantes de equipamentos e construtores, mas falta desenvolver ainda mais essa cultura, para chegarmos a um estado de uso mais racional desse insumo tão importante”.
Marina Sangoi aponta a existência, atualmente, de muitos componentes economizantes na construção civil, voltados para reduzir o consumo e evitar desperdícios, além de técnicas alternativas, como a reutilização da água para fins não potáveis. No entanto, reconheceu que o uso dessas tecnologias ainda é pequeno. Alguns desses equipamentos e técnicas foram destacados pela professora como de imenso potencial em termos de redução de consumo, levando a uma economia. Também explicou que um edifício que tiver utilizado técnicas e equipamentos sustentáveis na sua construção, pode alcançar uma redução de 15 a 20 por cento no consumo de água, justificando que “a sustentabilidade visa garantir recursos naturais para as gerações futuras”.
O curso sobre Construção Sustentável reúne, desde a semana passada, profissionais, estudantes, empresários do setor e gestores públicos para discutir a adoção de novas tecnologias que possibilitem práticas sustentáveis na construção civil, uma das atividades que mais consome recursos naturais, gerando mais resíduos.
Um dos objetivos do curso é disseminar o conhecimento das inovações tecnológicas que serão aplicadas na fase de elaboração de projetos arquitetônicos, escolha de materiais e das técnicas de construção.
Marina Sangoi de Oliveira Ilha possui cursos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de engenharia civil e tem uma vasta experiência em construções prediais, atuando principalmente em sistemas prediais hidráulicos, sanitários, de gás combustível e em conservação de água em edifícios. É sócio-fundadora do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável CBCS.