O diretor-geral da Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia, Julio Rocha, irá apresentar hoje (16), em Brasília, a experiência da gestão das águas na Bahia e os avanços do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh). Ele participa da 18ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), no auditório do Ministério das Minas e Energia, junto com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do Conerh, Juliano Matos.
Amanhã (17), Julio Rocha participa do Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (ENCA), representando o Conerh. Estarão reunidos mais de 500 representantes de colegiados ambientais da esfera nacional, estadual e municipal para debater a participação social na gestão ambiental, a articulação e a função de conselhos e comitês e trocar experiências.
O encontro é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e a sua integração, propiciando, a partir deste momento, um intercâmbio entre os colegiados de todo o país.
Estão previstos para participar do evento 70 representantes de colegiados nacionais, 66 de conselhos estaduais de meio ambiente, 218 de municipais, 60 de comitês de bacia hidrográfica e mais de 70 observadores.
Para quarta-feira, haverá o painel Os Colegiados e a Política Ambiental: participação, transparência e controle social, com as presenças de João Paulo Capobianco, secretário-executivo do MMA, e de Silvia Bava, do Instituto Polis.