Na semana em que se comemora o Dia do Professor, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) e a Secretaria Estadual de Educação, promovem nesta quinta-feira (18), o Seminário A Construção de Identidades e os Desafios Políticos Contemporâneos da Educação Ambiental.
O objetivo do seminário é promover o diálogo com os movimentos sociais e ambientalistas, discutir a percepção sobre a educação ambiental e definir estratégias e diretrizes para a construção da sustentabilidade a partir da diversidade.
O seminário será realizado de 10 às 18h, no Auditório Paulo Jackson, na sede da SRH, no Itaigara. Na ocasião, o biólogo Carlos Frederico Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que também é mestre em Educação (PUC/RJ) e doutor em Serviço Social irá lançar o livro A questão ambiental do pensamento crítico: natureza, trabalho e educação.
No período da tarde, a partir das 14horas, serão realizadas oficinas de educação ambiental para a definição de estratégias e diretrizes. Devem participar representantes de movimentos sociais, ambientais ou de ação coletiva como o movimento negro, Via Campesina, Movimento de Justiça Ambiental, Coletivo Jovem, Coletivo Educadores, Marcha Mundial das Mulheres, Quilombolas, Movimento Indígena, representações de grupos ambientalistas, dentre outros.