A Universidade Popular das Águas (Unihidro) da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) vai firmar amplo convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia, que prevê a realização de curso de Especialização em Gestão Governamental, com foco em Recursos Hídricos e o Meio Ambiente. Detalhes do convênio foram discutidos hoje (23) entre o diretor-geral da SRH, Julio Rocha, e o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim da Silva, na sede da autarquia, no Itaigara.
O curso Lato Sensu de Gestão Governamental já é oferecido pela Uneb, mas será ampliado e adequado às necessidades do convênio. Deverão ser disponibilizadas 50 vagas destinadas aos servidores da SRH, ao sistema Semarh, municípios e sociedade civil (representantes de comitês de bacia, de ONGs, de comunidades tradicionais, entre outros). A perspectiva é a de que a seleção ocorra ainda neste ano e as aulas iniciadas no primeiro semestre de 2008.
Outra proposta do convênio é a análise da água na região do Semi-árido. A idéia é fazer a caracterização física, química e biológica da água nos reservatórios dessa região. O convênio também contempla o estudo das Bacias Hidrográficas com o objetivo de verificar a qualidade da água. O reitor Lourivaldo Valetim, afirmou que o ganho é total de ambas as partes.
Ao destacar a importância da parceria, Julio Rocha lembrou dos outros convênios realizados por meio da Unihidro – o curso de Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, cujas aulas foram iniciadas, e o de Mestrado em Modelagem das Ciências da Terra e do Ambiente, ambos em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem ainda o Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente que será desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz.