Visando intensificar suas ações junto ao Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado a Secretaria da Agricultura (Seagri), está presente no 4º Curso Brasileiro de Controle de Morcegos Hematófagos da espécie Desmodus Rotundus.
O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), começou na segunda (2) e segue até sexta-feira (5), no município de Pesqueira, interior de Pernambuco.
Durante o curso, serão discutidos os procedimentos para localização de abrigos de morcegos, assim como o seu cadastramento utilizando sistemas georreferenciados, procedimentos de captura, aspectos ligados à biologia do morcego hematófago e a utilização correta dos equipamentos. Os participantes receberão um kit com 76 itens para operacionalização das capturas, dentre eles, receptores GPS, rádio comunicadores, equipamento de segurança pessoal e lanternas.
Segundo o coordenador estadual do PNCRH e médico veterinário da Adab, José Neder, o curso está sendo realizado numa área estratégica para a identificação de abrigos e de fácil acesso para a captura dos morcegos. “Esses fatores ajudam na realização do trabalho das equipes”, explicou. A Bahia está representada por meio de sete profissionais da Adab.
Entre os meses de janeiro a setembro deste ano, a Adab atendeu 45 focos em todo o estado, tendo capturado 489 morcegos hematófagos. A agência trabalha no controle da população dessa espécie de morcegos, realizando periodicamente cadastros e monitorando os locais que servem de abrigos para eles.
Além de realizar ações de educação em saúde com criadores, estudantes e profissionais de saúde. A raiva dos herbívoros é considerada uma zoonose, podendo ser transmitida para o homem.