Os agricultores familiares do distrito de Pilar, no entorno da Mineração Caraíba, em Jaguarari, ganham mais um incentivo para investir no plantio da cultura da mamona, com a instalação de uma área destinada à produção de sementes. Essa é uma das ações do projeto Xique-Xique, iniciado este mês, visando o aumento da produtividade para inserção desses produtores na venda da matéria-prima para a fabricação do biodiesel.

O projeto, que viabilizou a plantação de três hectares cultiváveis, com a utilização de um sistema de irrigação artesanal, é uma parceria da Secretaria da Agricultura (Seagri), por intermédio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Mineração Caraíba S.A. a Embrapa e a Associação dos Produtores Rurais da Adutora (APRA III).

A EBDA executará o projeto, por meio da Gerência Regional de Juazeiro, que disponibilizou a área na Estação Experimental de Caraíba, além de disponibilizar assistência de técnicos da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) para a implantação do sistema, também denominado de Xique-Xique.

De acordo com o gerente regional da EBDA, em Juazeiro, Fernando Moura, este é apenas um das ações que serão viabilizados a partir da parceria estabelecida entre as empresas. “A distribuição de sementes de mamona será apenas um passo inicial de uma grande proposta de garantia da permanência dos produtores rurais do entorno da mineração e do distrito de Pilar”, explicou Moura.

Economia

Este sistema é artesanal e parte dele pode ser confeccionado, manualmente, pelo próprio agricultor, a partir de furos em uma mangueira. Dessa forma, o produtor garante a irrigação a baixo custo, além de proporcionar economia de água.

Dentro dessa parceria, o fornecimento da água, para o projeto, será disponibilizado pela Mineração Caraíba. O preparo da área, o plantio, a adubação e os tratos culturais serão de responsabilidade da APRA III, que também realizará a colheita e a distribuição das sementes para os agricultores familiares.

A expectativa é que na última semana de outubro, a APRA III inicie o plantio da mamona, que terá sua colheita de sementes, após o ciclo de aproximadamente um ano, chegando a um montante de nove toneladas de sementes. A produção será totalmente distribuída para os agricultores da APRA III e das comunidades do entorno da mineração.