A Bahia tem presença confirmada na IV Feira Nacional da Agricultura Familiar, que será realizada em Brasília (DF) de 4 a 10 deste mês. Dezesseis empreendimentos agroindustriais e de artesanato baianos participam do evento, um espaço para promoção, divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar.
A feira é uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com os 27 governos estaduais e organizações não-governamentais (ONGs).
Na Bahia, a Câmara Técnica de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar, coordenada pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria da Agricultura (Seagri), articulou a ida desses empreendimentos.
Estarão na feira a cachaça de Abaíra, o doce de umbu de Uauá e o mel de Ribeira do Pombal. Além dos produtos agroindustriais, o artesanato tem espaço garantido, destacando-se trabalhos com fibras naturais, sementes, barro e minérios.
“A idéia é barganhar preço, condições de pagamento e fornecedores, seja com os mercados de atacado e de varejo de outros estados e países, seja entre os próprios agricultores. A troca de experiência e o conhecimento de novos processos são essenciais para o desenvolvimento da comercialização desses produtos”, afirmou o coordenador do Programa de Comercialização da Suaf, Guilherme Cerqueira, que representará o órgão no evento.
Para ele, essa é uma grande oportunidade de negócios, promoção e, sobretudo, troca de experiências e tecnologias entre os produtores.
Os empreendimentos baianos representados na IV Feira Nacional da Agricultura familiar são dos municípios de Valente, Ibotirama, Taperoá, Ribeira do Pombal, Uauá, Luís Eduardo Magalhães, Heliópolis, Irará, Feira de Santana, Saubara, Morro do Chapéu, Porto Seguro, Abaíra e Conceição do Coité.