Cerca de 35 mil agricultores familiares que fornecem matéria-prima ou óleo para a produção de biodiesel terão oficialmente a garantia de compra, financiamento e assistência técnica. A concretização deste ato acontece a partir do convênio que será assinado na terça-feira (30), entre a Secretaria da Agricultura (Seagri), Petrobras e Banco do Brasil, com 11 cooperativas de pequenos produtores para a plantação em 70 mil hectares na safra de verão.

A solenidade será no auditório da Seagri, no Centro Administrativo, às 10h, e contará com a presença do secretário da Agricultura, Geraldo Simões, do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do superintendente do Banco do Brasil na Bahia, Rodrigo Santos Nogueira, além de produtores de todo o estado. Segundo Simões, o convênio vai garantir o fortalecimento da agricultura familiar, assim como o incentivo para o aumento da produtividade.

“Estamos começando uma nova etapa na Bahia. O pequeno agricultor ganhará oportunidades, com iguais condições no mercado competitivo, porque ele terá o suporte do Estado, por meio de capacitação e compra garantida da sua produção”, disse o secretário, ressaltando que esse segmento é uma prioridade do governo Wagner.

Inclusão

O convênio prevê que a Seagri, via Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), promova a oferta de sementes, assistência técnica e capacitação dos produtores, em apoio à gestão operacional das 11 cooperativas. Ao Banco do Brasil cabe a parte dos financiamentos e à Petrobras, a compra da matéria-prima e do óleo, garantindo ao agricultor familiar a viabilidade e o retorno com a produção.

“As ações previstas nesta parceria visam incluir os agricultores familiares na nova matriz energética que, além de assegurar renda, promoverá a produção de alimentos a partir dos plantios consorciados de oleaginosas com culturas tradicionais, como o feijão e o milho”, disse o diretor da Suaf e coordenador do Programa Biossustentável, Wilson Dias.

O trabalho de articulação entre as instituições é feito pela Suaf através do Programa Biossustentável, que visa inserir os agricultores familiares na base de produção e de beneficiamento das culturas fornecedoras de óleos para o biodiesel.
O programa, que já está no Plano Plurianual do Governo (PPA), prevê a ampliação da renda de 100 mil agricultores familiares e 600 mil hectares cultivados com oleaginosas.