Terminou hoje (11) a operação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que resultou na apreensão de 12 toneladas de citrus e banana na rodovia BA-001 no município de Vera Cruz. A ação teve início no último dia 02 e teve como objetivo coibir o trânsito de materiais vegetais sem documentação fitossanitária de origem. A Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e Permissão de Trânsito Interno de Vegetais (PTIV) são as guias que atestam a procedência e a qualidade dos vegetais. Os citrus e as bananas apreendidos não possuiam tais documentos.
Segundo o diretor de defesa sanitária vegetal da Adab, Cássio Peixoto, o local escolhido representa um ponto de escoamento da produção de citrus proveniente do Vale do Jiquiriça e Recôncavo Sul, com destino a Salvador.
“É importante que os produtores se conscientizem da importância da PTV e PTIV para a circulação de seus produtos de maneira correta, pois estamos atentos aos produtos vindos do Espírito Santo, que recentemente detectou um foco de Guignardia citricarpa, causadora da mancha preta do citrus. Nesse sentido, faz-se necessário que todo e qualquer veículo apresente para a Adab a documentação comprobatória quanto a origem do citrus e de que o mesmo está isento de doenças”, afirma Peixoto.
Adab vem reforçando a fiscalização em suas barreiras sanitárias fixas e móveis, principalmente na divisa do estado com o Espírito Santo para manter a Bahia indene a praga. Além da fiscalização a agência vem desenvolvendo ações de educação sanitária junto aos pequenos produtores baianos alertando-os quanto a importância de estarem em dia com a documentação fitossanitária de origem.
“Prova do resultado dessa conscientização é que desde o início da operação até hoje, a Adab notou um aumento de 46%, 94% e 41% nas emissões de PTIV nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Nazaré e Cruz das Almas, respectivamente”, conclui Peixoto.
O Estado é o segundo produtor nacional de citrus do país, com atividade focada na agricultura familiar. Dos 50 mil hectares cultivados em toda Bahia, a média é de 5 hectares por produtor.