Com a maior produção de mamona do Estado, equivalente a 88.793 mil toneladas, e um número expressivo de agricultores familiares, o território de Irecê vai sediar a partir de amanhã (9), às 8h, no Hotel Fiesta, o Seminário de Biodiesel. Reunindo técnicos e representantes de movimentos organizados, o evento visa discutir o cooperativismo, como forma de fortalecimento e competitividade dos pequenos produtores no grande mercado energético, assim como a cadeia produtiva e o uso do biodiesel.
Segundo o superintendente da Agricultura Familiar, Ailton Florêncio, a região apresenta um ambiente favorável para o desenvolvimento da agroenergia, sem comprometer a produção de alimentos. “O Território reúne condições favoráveis, seja no processo produtivo organizado ou na compra garantida da matéria-prima para o biodiesel”.
Ele ressaltou ainda, que a região possui solo, clima e altitude propícios para produção de outras oleaginosas. “A meta do estado é que o território inclua 20 mil agricultores familiares na produção consorciada, com feijão e milho, culturas típicas da região”. O superintendente estimou que, no próximo ano, a produção de mamona aumente para 160 mil toneladas em 200 mil hectares cultivados.
O Seminário de Biodiesel é uma realização da Cooperativa de Agricultura Familiar do Território de Irecê (Coafit), que reúne cinco mil produtores e conta com o apoio da Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), do Sebrae e da Petrobrás.