Quatro associações de pequenos produtores de Itamaraju, no extremo sul do estado, foram os primeiros a receber as mudas do Programa Mata Verde, desenvolvido pela secretaria de Agricultura do estado da Bahia (Seagri), em parceria com o Instituto Biofábrica do Cacau. As mudas foram entregues diretamente nas propriedades livrando os pequenos produtores do custo do frete.
Foram distribuídas cerca de 40 mil mudas de um total de 419 mil que serão entregues até o dia 22 de novembro e que beneficiará também pequenos produtores do sul e do extremo sul do estado. Hoje (25), foram entrgues mais 40 mil que serão destinadas aos assentamentos do MST de Itamaraju.
Para a entrega foi mobilizada toda a frota de caminhões do Instituto Biofábrica. È a primeira vez que o Governo do Estado faz doação de mudas a pequenos produtores. Eles foram contemplados com mudas de graviola, açaí, jenipapo, cajá e cupuaçu. Foram beneficiadas 600 famílias das associações São Paulinho, Santo Agostinho, Renascer e Assovale (Vale do Jucuruçu).
A chegada das mudas da Biofábrica trouxe esperança aos pequenos produtores de Itamaraju. Valdívio Pereira, líder da associação São Paulinho, diz que espera aumentar a produção para melhorar a vida. “Eu não teria dinheiro para comprar as mudas. È um grande benefício que o Estado traz pra nós. É a esperança de um futuro melhor”, afirmou. Na área de 416 hectares vivem 280 pessoas.
Já Jocélia de Souza, da Assovale onde vivem 60 famílias diz que vê as mudas como uma esperança do produtor melhorar de vida. “Em nove anos da associação nunca recebemos o apoio do Estado”. Para Nailton da Silva da Associação Santo Agostinho que tem nove anos de fundada e onde vivem 40 famílias disse que vai plantar e espera obter resultados. “É uma grande oportunidade que estão dando pra gente”, afirma.