Construção e reconstrução de cercas, recuperação de pastagens e compra de matrizes bovinas e de equipamentos para pesca são alguns dos investimentos que 98 agricultores familiares e pescadores da região de Ibotirama realizarão com recursos de R$ 648 mil, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os projetos foram elaborados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), também responsável pela assistência técnica aos produtores.
Segundo o diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Alves de Sant’Anna, a média do benefício por produtor foi de R$ 8 mil, repassados pelo Banco do Nordeste. “Os agricultores familiares da região vão poder adquirir animais de qualidade para melhorar seu rebanho e criá-los em condições apropriadas, com orientações técnicas adequadas”, explicou. Foram beneficiados 17 agricultores familiares de Muquém do São Francisco e 47 de Morpará.
Em Ibotirama, os 34 beneficiados são pescadores, que poderão adquirir equipamentos como barcos, redes e motores. Eles têm na atividade a sua principal fonte de renda, embora trabalhem na agricultura na entressafra de pesca. O Rio São Francisco e as lagoas formadas no período de enchentes são os mananciais de pesca na região.
Com relação à piscicultura, a empresa capacitou, de 19 a 22 de setembro, 27 pescadores artesanais do município de Morpará, através de curso ministrado pelo agrônomo Rogério Soares da Silveira, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul, numa parceria com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).
Além de novas tecnologias, os pescadores tiveram orientações sobre crédito agropecuário. O curso faz parte do projeto Capacitação para Autogestão das Fábricas de Gelo, promovido pela Asbraer e que no município conta com a parceria da EBDA.

Escola de informática

Em Morpará, o entreposto de pescados é composto por fábrica de gelo e salas de processamento do pescado, além de escola de informática para filhos de pescadores. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais cedeu as instalações para o evento.
O chefe do escritório da EBDA de Ibotirama, José Rodrigues da Silva, disse que, além de responsável pela assistência técnica aos três municípios, a empresa vem priorizando os agricultores familiares das comunidades, associações e colônias de pescadores que tenham o compromisso de gerar renda e melhorar a qualidade de vida de suas famílias. Este ano, já foram assistidos mais de 800 agricultores familiares nos três municípios.