Distribuição de duas mil toneladas de sementes para 55 mil agricultores, que cultivam na safra verão 2007/2008. Essa ação faz parte do Programa Semeando, que será lançado, nesta quarta-feira (31), pelo secretário da Agricultura, Geraldo Simões, no município de Seabra, a 456 quilômetros de Salvador, beneficiando 243 municípios de 19 territórios.

O programa desenvolvido pela Secretaria da Agricultura (Seagri), por intermédio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), tem como objetivo incrementar e diversificar a produção dos pequenos agricultores baianos, oriundos de áreas de assentamentos ou da agricultura familiar, com sementes de qualidade.

Além da entrega das sementes, conta com a parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à secretaria, na capacitação e especialização dos agricultores na produção sementes e métodos alternativos para armazenamento e aumento da produtividade. Em contrapartida, as associações beneficiadas terão que fazer um banco de sementes para o próximo plantio.

De acordo com o secretário, a distribuição das sementes mais resistentes visa o fortalecimento da agricultura familiar no estado. “Vamos dar as sementes e a assistência técnica, por meio da EBDA, para que na próxima safra esses produtores estejam aptos para produzirem suas próprias sementes”, enfatizou.

Para a aquisição das sementes, o governo do estado disponibilizou R$7,5 milhões, por meio de licitação, que levou em consideração os quesitos qualidade, logística e preço. Serão distribuídas nos próximos 15 dias, a contar do lançamento do programa, sementes de feijão, vigna, milho mamona e hortaliças, destinadas ao plantio nos próximos dois meses, em 243 municípios de 19 territórios do estado.

Todo o material a ser distribuído foi encaminhado para as regionais da EBDA. Em Seabra, serão 261 toneladas, beneficiando 31 municípios e 6.880 famílias, sendo 1.150 para movimentos sociais.

Emprego no campo

A Bahia concentra o maior número de estabelecimentos rurais de base familiar do país (89% dos agricultores do estado), superior aos índices do Brasil (85%) e do Nordeste (88%). As pequenas propriedades rurais ocupam uma área de 11,3 milhões de hectares e empregam mais de três milhões de pessoas.

O segmento responde, no Brasil, por sete de cada dez empregos gerados no campo, e por cerca de 40% da produção agrícola. Atualmente, aproximadamente 35% dos alimentos que compõem a cesta alimentar distribuída pela Conab originam-se da agricultura familiar. A maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades, sendo 84% da mandioca, 67% do feijão, 58% dos suínos, 52% do leite, 49% do milho e 40% das aves e ovos.