Organização da cadeia produtiva do sisal na agricultura familiar, metodologia das Unidades de Experimentação e Demonstração (UED`s) e integração da lavoura e pecuária. Esses são alguns dos temas da capacitação que começa amanhã (2) e segue até quinta-feira (4), no município de Riachão do Jacuípe. A iniciativa faz parte das ações do Programa de Incentivo à Lavoura do Sisal, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
A atividade envolve 50 técnicos da empresa e conta ainda com a participação de técnicos da Embrapa Algodão, que irão aprofundar a discussão sobre o cultivo do sisal, sua importância e melhorias no Brasil e no mundo. Na oportunidade, também serão discutidas as exigências edafoclimáticas, escolha de área, preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita e beneficiamento, enfardamento, armazenamento e a comercialização.
“O que almejamos com a capacitação dos nossos técnicos é prepará-los para lidar com os produtores de sisal de tal forma que possa estimular a realização dos ajustes no sistema de produção, em bases sustentáveis, possibilitando o aumento da renda e a melhora na produtividade”, disse o diretor de agricultura da EBDA, Hugo Pereira de Jesus Filho.
A Bahia é o principal produtor de sisal do país. Dessa cultura, dependem as comunidades rurais das regiões Nordeste, Piemonte da Diamantina e Paraguaçu. Um produto que, na forma de fibras e manufaturados, vem ganhando destaque nas exportações brasileiras.
Para se ter uma idéia, segundo dados do Promo – Centro Internacional de Negócios da Bahia, em 2006, o montante de exportação de sisal foi de US$ 43,4 milhões, e em 2007, com um incremento de 19%, atingiu a casa dos U$ 51,68 milhões. No semestre passado (janeiro a junho/2007), o sisal foi um dos produtos baianos exportados que mais se destacaram em valor, e a China, um dos principais países importadores.
Contudo, ainda existem dificuldades para esse cultivo. Na maior parte, os agricultores familiares não têm capacitação adequada, em manejo do solo, e não dispõem de equipamentos. Para superar essas dificuldades, o Governo do Estado, com os trabalhos desenvolvidos pelo Programa Incentivo à Lavoura do Sisal, vem promovendo, através da EBDA, o serviço de assistência técnica continuada, capacitando os agricultores e viabilizando o aumento da oferta de fibra de boa qualidade no mercado, recuperando assim, a cultura nas regiões produtoras.
De acordo com o coordenador do programa, Evandro Oliveira, a capacitação prevê visitas aos campos de produção de sisal e agroindústrias. “Os profissionais da Embrapa Algodão estarão ministrando palestras e transmitindo para os participantes, na prática, todas as orientações técnicas da cadeia produtiva do sisal”, completou Oliveira. Ele frisou que essa é a oportunidade de discutir os consórcios com culturas alimentares e forrageiras, o sistema de verticalização da produção, manejo da mucilagem para aproveitamento em rações e uso na alimentação animal.
Até agora, o programa já beneficiou 5.900 agricultores familiares, através de 125 associações. Mais de 60 técnicos da empresa, oriundos da sede e das gerências regionais de Serrinha, Feira de Santana, Jacobina, Senhor do Bonfim, Ribeira do Pombal e Juazeiro estão diretamente envolvidos nas ações do programa e estarão participando da capacitação.