“A Bahia está avançando na assistência social. Este momento é a chance de garantir à população os direitos que sempre foram negados”. Com estas palavras, a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arlete Sampaio, destacou a importância da realização da VI Conferência Estadual de Assistência Social, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), no Centro de Convenções.

Na palestra que realizou “Avanços e desafios na gestão da Política Nacional de Assistência Social”, ela defendeu um esforço conjunto no país em defesa da melhoria do atendimento sócio-assistencial. “Aos poucos a assistência social está sendo abraçada por todos. Estamos percebendo um grande engajamento das pessoas neste processo, sobretudo da sociedade civil organizada”, enfatizou.

Arlete Sampaio destacou o empenho da Bahia na implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e disse que a meta dos governos federal, estadual e municipal deve ser a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Em 2002 eram pouco mais de 300 unidades instaladas e agora são 3.400 funcionando em todo o país, o que representa a cobertura de mais de 90% municípios”. Na Bahia, 339 unidades atendem 294 municípios.

Estes e outros assuntos serão discutidos até amanhã por 943 delegados eleitos em conferências municipais de assistência social que, juntos com representantes do poder público, também avaliam a implementação do SUAS, na Bahia, e traçam diretrizes para os próximos anos. À tarde será desenvolvido o painel “A construção do Sistema e os direitos sócio-assistenciais”, atividade que inclui debates e discussões com a plenária. O evento está sendo transmitido ao vivo pela internet pelo endereço www.sedes.ba.gov.br.