A elaboração de um plano de carreira para os profissionais que atuam no atendimento sócio-assistencial, a realização de concursos públicos para a área, a implantação de mais Centros de Referência da Assistência Social nos municípios e a valorização dos conselhos municipais de assistência social foram algumas propostas apresentadas, hoje (24), na plenária final da VI Conferencia Estadual de Assistência Social.
Divididos em oito grupos de trabalho, os participantes apresentaram avaliações e propostas relativas à gestão, financiamento, controle social e recursos humanos na área de assistência social. Mais de 940 delegados eleitos em conferências municipais estiveram reunidos no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, desde segunda-feira (22), com o objetivo de avaliar os dois anos de gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no estado e traçar as responsabilidades pactuadas de cada instância para os próximos oito anos.
“As discussões que acontecem em eventos como este são fundamentais para melhorarmos o atendimento à população. São espaços de disseminação de informações”, disse Ana Lúcia Miranda, secretária de Desenvolvimento Social de Feira de Santana.
Já a assistente social Denise Teles, uma das representantes do município de Rui Barbosa (a 302 km de Salvador), ressaltou a atenção do Governo do Estado dada ao evento. “É bom saber que o governo está preocupado com as questões sociais do Estado. Isso mostra que existe uma vontade muito grande de enfrentar e superar as desigualdades”, comentou.
Ao final do evento foram eleitos 76 delegados para a defesa das propostas baianas na VI Conferencia Nacional da Assistência Social, que acontece no mês de dezembro, em Brasília.