LOCAL: Salão Oxalá do Centro de Convenções.
DATA: 22.10.07 (segunda-feira).
HORÁRIO: 19h.



O QUE É: Solenidade de abertura da VI Conferência Estadual de Assistência Social.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Acontece entre os dias 22 e 24 deste mês e reunirá 943 delegados eleitos em conferências municipais. Na conferência serão avaliados os dois anos de gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no estado e traçadas as responsabilidades pactuadas de cada instância envolvida.

OBJETIVO: Avançar na discussão dos compromissos para os próximos oito anos e deliberar quanto às ações necessárias para cumprir as metas e garantir os direitos sócio-assistenciais, tendo em vista a concretização da Política Estadual de Assistência Social.

TEMAS: Durante o evento serão discutidos os seguintes temas:
•Compromissos e responsabilidades para assegurar proteção social pelo Suas;
•Situação atual da gestão, financiamento, recursos humanos e controle social da política de assistência social em cada esfera de governo;
•Construção do Suas e os direitos sócio-assistenciais.

TRANSMISÃO: As atividades serão transmitidas ao vivo pela internet, no site da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (www.sedes.ba.gov.br). Os internautas poderão acompanhar o desenvolvimento dos painéis, palestras, plenárias e grupos de trabalho, além de entrevistas exclusivas com especialistas, autoridades e outros participantes do evento.


CONFERÊNCIA NACIONAL: A VI Conferencia Estadual de Assistência Social tem caráter preparatório para a etapa nacional, que acontece entre 14 e 17 de dezembro, em Brasília. A Conferencia Nacional representa a união de esforços para definir o que deve ser prioridade da União, Estados e Municípios, no que diz respeito às ações voltadas para a população em situação de risco ou vulnerabilidade social. Na capital do país, serão discutidos entre os delegados estaduais assuntos como implantação do Suas no âmbito nacional e como esse sistema garante o direito à convivência familiar e comunitária, à renda e o direito à autonomia de seus usuários. Também serão avaliadas e reafirmadas as responsabilidades das diversas esferas de governo no atendimento sócio-assistencial à população. Durante o encontro, que será convocado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), os 27 estados brasileiros deverão apresentar as perspectivas e o planejamento das ações para os próximos anos, em função da nova realidade da Política Pública de Assistência Social.