As mudanças climáticas no Planeta, decorrentes do aumento da emissão de gás carbônico (CO2), podem ser percebidas no Túnel Interativo do Greenpeace, instalado na Praça Municipal, em Salvador, como uma das principais atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, que acontece até domingo (7).
O túnel possui cinco ambientes que simulam os efeitos do desmatamento, da seca, da elevação do nível do mar e dos furacões. Qualquer pessoa poderá entrar no túnel, de 150 metros quadrados, e no final da jornada ficar informado sobre o fenômeno aquecimento global, suas causas e conseqüências.
Ao entrar no túnel, o visitante ficará sabendo, por exemplo, que o aumento do teor de CO2 vem provocando o chamado efeito estufa que, por sua vez, retém na terra o calor recebido do sol, fazendo com que a temperatura do planeta suba, a cada ano. Também saberá que o gelo dos Pólos está derretendo e que as geleiras nas montanhas estão diminuindo e elevando o nível dos oceanos.
Além da exposição do Greenpeace, a Semana de Ciência e Tecnologia na capital baiana conta com uma extensa programação e muitas coisas estão acontecendo na Praça Municipal. Destaque para o Planetário Inflável, no qual crianças podem conhecer um pouco sobre os cometas, as estrelas, as constelações e as galáxias, dentre outros fenômenos da astronomia..
Os visitantes da Semana de C&T na Praça Municipal também podem apreciar exposições, mostras, atrações culturais e participar de oficinas, experimentos e palestras com foco na ciência e tecnologia. Além dessa ação na capital baiana, outras atividades estão sendo promovidas em várias instituições estaduais, de pesquisa, ensino e em museus.
Instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente, os jovens e as crianças em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, a Semana Nacional de C&T ocorre anualmente, na primeira semana de outubro. Na Bahia, ela está sendo coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia (Secti).