Depois de cinco anos, Salvador vai sediar, novamente, o Encomex – Encontros de Comércio Exterior, previsto para o dia 13 de dezembro, às 8h30, no Balcão Yemanjá do Centro de Convenções (4º piso). Em sua 121ª edição, o evento tem o objetivo de estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional e propiciar seu engajamento no processo exportador.

O evento contará com as presenças do secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral, do governador do Estado, Jaques Wagner, do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, e do Prefeito de Salvador, João Henrique. Os interessados podem fazer a inscrição, gratuitamente, por meio do site www.encomex.desenvolvimento.gov.br

Os encontros são promovidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e acontecem em diversas regiões do país, buscando uma maior aproximação com o setor privado, sobretudo em capitais e cidades com pólos produtivos com potencial de exportação.

Apóiam esta edição, em Salvador, a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), o Promo – Centro Internacional de Negócios da Bahia, a Prefeitura Municipal, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ba), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), os Correios, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal.

De acordo técnicos da Secex, a iniciativa é fruto da percepção de que a falta de informação existente entre os empresários – em especial, micros, pequenos e médios – e nas entidades de fomento à exportação, traz insegurança para investir no mercado externo. Os Encomex são considerados como uma oportunidade única para todos os envolvidos no processo exportador sanarem dúvidas, ampliarem conhecimentos ou atualizarem informações sobre comércio exterior.

Paralelamente às palestras, será montado um espaço chamado Caminho da Exportação, composto por vários estandes em que os diferentes agentes de comércio exterior (empresas, bancos, fundações etc.) terão a oportunidade de apresentar os serviços oferecidos aos potenciais exportadores. Também haverá um show-room com mostras de produtos baianos exportados ou com potencial exportador e oficinas setoriais e temáticas para discussão de temas pertinentes para a economia local.