Um olhar contemplativo de Salvador e dos jovens transeuntes, passando por lugares comuns, na busca de detalhes do dia-a-dia. Essa é uma das leituras possíveis diante das pinturas que integram a Coleção Taito, do artista visual Mike Sam Chagas. A exposição, premiada pelo edital Portas Abertas para as Artes Visuais, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, acontece na Galeria do Conselho – Palácio da Aclamação, a partir de amanhã (4), às 19h. A visitação segue de 5 de outubro a 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h, com entrada franca.
De acordo com o artista, o título do trabalho advém da realidade dos jogos eletrônicos oriundos da década de 1970, que surgem em um contexto de juventude de cores e fábulas. “Os velhos Pinballs Oba-Oba, Hawkman e Cavaleiro Negro, produzidos pela empresa brasileira Taito na época, são transformados em motivos decorativos e alegóricos. Sua iconografia, luzes, flipers, bumpers e logotipos se misturam à paisagem, convertendo a vida num motivo de vídeo-game”, relembra.
O trabalho é fruto do convívio diário do artista com lugares da cidade como o Passeio Público, o Campo Grande e o Mirante dos Aflitos. Para Chagas, os estudantes observados e registrados nas obras “saboreiam o branco algodão de sua doce puberdade, que se dissolve rapidamente em beijos nestes espaços que pertencem a uma outra Salvador, onde a contemplação e o ócio são as atividades fundamentais do dia”.
Com 13 pinturas óleo s/ tela, Coleção Taito procura constituir o reflexo de uma cidade que se divide entre a serenidade das praças e logradouros e o ritmo impaciente do cotidiano, que também se revela na paisagem ‘setentista’, proposta pelo artista Mike Sam Chagas na exposição.