Foi iniciada quinta-feira (4), durante a abertura da 10ª Expoalagoinhas, a campanha educativa para que as pessoas deixem de consumir produtos sem o Selo de Inspeção Estadual ou Federal. A mobilização faz parte do Programa Bahia Saudável – Segurança Alimentar com Qualidade, desenvolvido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado a Secretaria da Agricultura (Seagri). A expectativa é que cerca de dois mil estudantes da rede pública de ensino compareçam ao Parque de Exposições de Alagoinhas até o encerramento,neste domingo (7).
Durante a exposição acontecem palestras, encenações teatrais e demais atividades educativas. São apresentadas de maneira didática a Portaria 304 e a Instrução Normativa 51, ambas do Ministério da Agricultura (Mapa), que regulam a situação para venda e consumo da carne e do leite, respectivamente.
A campanha educativa prossegue por todo o mês de outubro nos municípios de Teixeira de Freitas (10 a 13), Eunápolis (15 a 17), Porto Seguro (18 a 20), Itabela (22 a 23) e Alcobaça (24 a 25). As escolas interessadas em participar da campanha podem entrar em contato com a Adab pelo do telefone: (71) 3116-8451. A meta é contemplar 600 jovens por município, pelo menos 50% do interior do Estado.

Leite de Qualidade

O leite de qualidade é aquele produzido em propriedades rurais fiscalizadas pela Adab. São exigidos os cuidados com a saúde dos animais e de higiene na produção, para que o produto tenha o carimbo de inspeção do Selo de Inspeção Federal (SIF) ou Selo de Inspeção Estadual (SIE).
A analise é realizada através das provas laboratoriais fisicoquímicas, microbiológicas, bem como pelo controle de resíduos químicos e biológicos conforme é estabelecido pela legislação vigente. Muitas doenças podem ser transmitidas pela ingestão de leite contaminado.