Caminho da Escola é novo programa de financiamento da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia. O objetivo é financiar a renovação e ampliação da frota de veículos de transporte escolar dos estudantes da educação básica da zona rural dos municípios baianos. Todas as prefeituras poderão ser beneficiadas com o apoio financeiro da Desenbahia.
O programa vai financiar ônibus escolares com capacidade de 23, 31 e 44 passageiros e também embarcações marítimas ou fluviais com capacidade de 20 ou 35 passageiros. Os recursos da Desenbahia são do programa Finame, do BNDES, que tem R$ 300 milhões disponíveis.
O presidente da Desenbahia, economista Luiz Alberto Petitinga, orienta os representantes municipais a fazerem contato com a Central de Relacionamento com Clientes ou diretamente com a Diretoria de Operações da agência de fomento para se inteirarem das exigências legais de documentação. O contato pode ser feito através do telefone 0800 285 1626 (ligação gratuita).
Petitinga adiantou que o programa pode financiar até 100% do valor dos veículos, com prazo de até 72 meses, com seis meses de carência. Os juros são de 4% ao ano mais a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). A exigência é que os ônibus ou barcos sejam exclusivamente para transporte dos alunos da rede básica municipal rural.
Os municípios interessados devem fazer contato imediatamente com a Desenbahia pois existe um prazo de 65 dias, iniciado em 20 de agosto último, para que seja apresentado o Termo de Adesão ao programa Caminho da Escola. O programa permite o financiamento de um número de veículos proporcional à quantidade de alunos do município. Uma cidade com até 200 alunos poderá financiar um veículo; de 200 a 500 alunos poderá financiar dois; superior a 500 alunos e até mil poderá financiar três veículos. O limite é de seis veículos para municípios que tenham mais de 3.500 alunos que necessitem ser transportados da zona rural para a escola.