Depois de percorrer várias comunidades de Salvador e da Região Metropolitana, a caravana do Mutirão Mete Mão segue para o bairro da Federação, onde realiza, no sábado (20), uma concorrida agenda de atividades culturais. O evento começa às 10 horas e inclui teatro infantil, um show de fogo e luzes do grupo Malabares Mágicos, intervenções de grafite do coletivo 071 Crew e uma performance musical do Ministério Público.
O mutirão tem o objetivo de promover o intercâmbio entre artistas e o público de comunidades que tradicionalmente são excluídas do circuito oficial de shows, teatro e outras expressões. A Federação é a oitava parada do projeto, que já promoveu ações culturais no Bairro da Paz, Saramandaia, Massaranduba, Itinga, Boca do Rio, Garcia e Bate-Facho.
A Educadora FM 107.5 programou uma transmissão ao vivo do Mutirão Mete Mão. Durante o programa No Balanço do Reggae, das 15 às 16 horas, o ouvinte poderá acompanhar toda a movimentação dos artistas e dos moradores por meio de flashes transmitidos diretamente da base do projeto, armada ao lado do Centro Social Urbano da Federação, ou das ruas do bairro a serem percorridas pela trupe de grafiteiros. A TVE Bahia também fará ampla cobertura na sua programação.
A movimentação começa a partir das 10 horas, quando os grupos de grafite participantes recebem orientações sobre os locais destinados às intervenções. Todo o material utilizado é levado pelos próprios artistas, que transformam o cenário, presenteando a comunidade com o colorido dos seus painéis.
Em homenagem ao mês das crianças e à sua presença marcante em todos os mutirões, a programação traz a peça As Estrelas do céu, um teatro de marionetes musicado com flauta e percussão. Para completar a alegria da garotada, o grupo Malabares Mágicos também fará a alegria da garotada, com performances de bastões de fogo e malabares de luz.
Na seqüência, a partir das 14 horas, o paredão sonoro do Ministéreo Público entra em cena, no melhor estilo dancehall, temperando a pista com pitadas de dub, reggae, ragga, jungle, bases marcantes, BPM (batidas por minuto) acelerado e graves pulsantes, destilando toda positividade do ritmo jamaicano e seus derivados.
A 8ª edição do Mutirão Mete Mão é uma realização do sistema de som perambulante Ministério Público e do grupo de graffiti 071 Crew, com apoio da Secretaria de Cultura/Irdeb, Programa No Balanço do Reggae, Associação de Moradores da Federação (AMOF), Bomb Bahia e o grupo Malabares Mágicos.