O Coral Desenbahia foi pré-selecionado para participar do Festival de Corais de Belo Horizonte, que começa nesta sexta-feira (5) e prossegue até o dia 14, na capital mineira e nas cidades de Contagem, Itabira, Mariana, Ouro Preto e Sabará. Os baianos levam para Minas Gerais o samba-de-roda do Recôncavo. O Festival de Belo Horizonte vai reunir 85 corais de Minas, do Brasil e do mundo, como Venezuela e Eslovênia.

As apresentações são públicas e gratuitas, propiciando intercâmbio entre artistas, coralistas, maestros e também a difusão das culturas regionais. O tema central é voz e tambor, num resgate da cultura brasileira através da milenar forma de comunicação da humanidade – o canto e o ritmo. No encerramento, os 2.500 participantes vão cantar juntos a música-tema Voz Tambor, letra de Fernando Brant e composição do maestro Leonardo Cunha.

O Coral Desenbahia com 28 integrantes e um percussionista, sob a batuta do Maestro Magno Aguiar, fará seis apresentações, na Igreja da Pampulha (de Niemeyer), na Praça Santa Tereza (do Clube da Esquina), na Casa do Conde e no Parque das Mangabeiras. Também canta em Mariana e Sabará.

Leva um medley (pout-pourri) com samba-de-roda da Bahia, músicas de festas de largo, alusões a Riachão, Gil, Caetano, Ara Ketu e canções da MPB, Ivan Lins, Milton Nascimento, Antônio Carlos e Jocafi. Ao final, uma bela homenagem a Elis Regina e às mulheres do mundo. Em www.festivaldecorais.com.br tem mais informações.