O estacionamento do Aeroclube Plaza, na Boca do Rio, é o novo endereço da Feira Baiana de Artesanato. A primeira edição da temporada de verão começa nesta sexta-feira (5) e continua até domingo, sempre das 16 às 21h. A novidade desta temporada é a periodicidade da Feira, que passa a acontecer semanalmente, de sexta a domingo, atendendo antiga reivindicação dos artesãos.
Já consolidada como referência do artesanato da capital e do interior, a feira realizada pelo Instituto Mauá – unidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – além de ser um espaço para comercialização e um canal de escoamento do artesanato baiano, serve como vitrine para a exposição e divulgação do trabalho de quem se dedica à atividade.
A feira vai contar com a estrutura de 66 barracas e nove toldos, onde os artesãos estarão divulgando e comercializando seus produtos. No espaço ArtesanArte, outra novidade do evento, as artistas plásticas Graça Ramos e Margaritta Lamegho vão expor seus trabalhos.
Através de parceria firmada com a Companhia Baiana de Mineração, empresa vinculada a Secretária da Indústria e Comércio e Mineração, a Feira vai contar com trabalhos de artesãos da região do semi-árido, selecionados através do Programa de Inclusão Social da Mineração (Prisma). As peças têm como base o aproveitamento de substâncias e rejeitos de atividades minerais. O objetivo do programa é gerar renda, promover capacitação profissional e incentivar o empreendedorismo entre as populações excluídas desta região.
O púbico vai encontrar também com o tradicional espaço da culinária típica. Nesse novo projeto, o Instituto Mauá conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Nordeste do Brasil.