LOCAL: Município de Feira de Santana, na região Paraguaçu, a 108 quilômetros de Salvador (Campus da Uefs).
DATA: 25.10.07 (quinta-feira).
HORÁRIO: 19h.



O QUE É: Abertura da II Conferência Estadual de Cultura.




INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ABERTURA: A solenidade contará com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do governador Jaques Wagner e do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles. Na programação consta a apresentação de corais, filarmônicas de vários municípios baianos e de Tom Zé. Na oportunidade, será empossado o novo Conselho Estadual de Cultura.


CONFERÊNCIA: É um espaço destinado ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de discutir e propor políticas e ações para a cultura nos próximos anos. II Conferência Estadual de Cultura acontece de 25 a 28 de outubro, em Feira de Santana. As propostas para a cultura – já identificadas em cada território baiano – serão reunidas e compatibilizadas durante uma plenária, visando a construção conjunta do Plano Estadual de Cultura. Além disso, ao longo do encontro, ocorrerão debates, painéis e apresentações artísticas.


OBJETIVOS: São eles:
•Estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e implementação de políticas públicas, integrando os poderes públicos e a sociedade,
•Gerar conteúdos para a formulação dos Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura,
•Promover articulações dos segmentos, organizações e instituições da cultura nas localidades e entre os territórios,
•Fortalecer o Sistema Estadual de Cultura.


ENCONTROS MUNICIPAIS: Em 381 cidades da Bahia (91% do estado) foram discutidas as propostas para a cultura local que fundamentarão os Planos Municipais de Cultura. Em cada município foram eleitos representantes para participarem dos encontros territoriais.


ENCONTROS TERRITORIAIS: Foram realizados em cidades dos 26 Territórios de Identidade, entre os dias 17 de setembro e 17 de outubro. As propostas trazidas pelos representantes dos municípios foram agrupadas, discutidas e priorizadas para nortear a construção do Plano de Desenvolvimento Territorial da Cultura.

CONSELHO: Um de suas principais funções é contribuir para o desenvolvimento da política estadual de cultura. Entre as competências também estão a de propor medidas para estímulo, valorização da cultura e proteção dos bens culturais baianos, além de opinar sobre tombamento e restauração de imóveis, entre outros temas. O grupo atua através de quatro Câmaras: de Articulação e Integração; de Políticas Sócio-Culturais; de Produção Cultural Contemporânea e de Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Paisagístico. Os representantes fazem parte da sociedade civil e atuam em áreas como literatura, teatro, artes visuais, música, audiovisual, dança, arquitetura, cultura negra, digital, entre outras.

TRANSMISSÃO: O evento será transmitido pela TV Educativa (canal 2) e pelos sites www.cultura.ba.gov.br e www.irdeb.ba.gov.br/cultura. A transmissão ao vivo pela internet começa no primeiro dia com a solenidade de abertura. Nos outros três dias acontecerá prioritariamente pela manhã. Na TVE serão exibidos flashes ao vivo durante o dia e o programa diário "Cultura é o quê?", às 19h, exceto no domingo, que será às 21h.