A II Conferência Estadual de Cultura será transmitida ao vivo, de amanhã (25) a domingo (28), pela TVE e via internet. Para assistir às palestras e debates, que acontecem no Campus da Uefs, em Feira de Santana, basta sintonizar a TV Educativa (canal 2) ou acessar os sites www.cultura.ba.gov.br ou www.irdeb.ba.gov.br/cultura.
A transmissão, ao vivo, já começa no primeiro dia (25), às 19h, com a solenidade de abertura, que terá a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do governador da Bahia, Jaques Wagner e do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles.
A programação inclui ainda as apresentações de filarmônicas de vários municípios, corais e o início da criação da escultura do Projeto Terra, do artista plástico Juraci Dórea. Para fechar a noite, está previsto o show de Tom Zé.
Nos outros três dias da conferência, a transmissão ao vivo, pela internet, vai acontecer prioritariamente pela manhã. Na TVE serão exibidos flashes ao vivo durante o dia e o programa diário Cultura é o quê?, às 19h, exceto no domingo, que será transmitido às 21h.
Depois de percorrer 381 municípios (91% do Estado) promovendo encontros com mais de 35 mil pessoas, incluindo a capital, a Secretaria de Cultura (Secult) reúne representantes de toda a Bahia na II Conferência Estadual de Cultura. No encontro, as propostas de políticas públicas para a cultura – já identificadas em cada território baiano – serão reunidas, visando a construção conjunta do Plano Estadual de Cultura.
“Essa é a primeira vez que o Governo da Bahia inclui a população na construção de políticas públicas participativas para a cultura, cumprindo, assim, os objetivos da Secretaria de Cultura do Estado de descentralizar e democratizar as políticas e ações para todos os municípios do Estado, respeitando e reconhecendo a diversidade de cada território de identidade”, explica o secretário Márcio Meirelles, destacando que o encontro contará com representantes das comunidades quilombolas, dos povos indígenas e dos movimentos sociais ligados à terra.