Mais de 15 mil pessoas já participaram dos encontros municipais e territoriais promovidos pela Secretaria de Cultura da Bahia nas etapas preparatórias da II Conferência Estadual de Cultura. Quinze territórios já receberam os encontros e os debates continuam em mais 11 cidades. Ainda esta semana, estão programados os encontros de Vitória da Conquista, que aconteceu hoje (4) e Irecê (5), além de Lençóis e Guanambi (dias 6 e 7).
As propostas dos 26 territórios baianos estão sendo agrupadas e serão discutidas na etapa final da II Conferência Estadual de Cultura, de 25 a 28 de outubro, em Feira de Santana, contribuindo para a construção do Plano Estadual de Cultura.
Ângela Andrade, superintendente de Cultura da Bahia, que coordena os trabalhos da Conferência em todo o Estado, está otimista com os resultados já alcançados. “Está sendo um importante momento de celebração da cultura e de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura em cada município e nos territórios de identidade”.
A superintendente ressalta a consistência dos debates realizados nos 13 territórios visitados até agora. “As culturas populares estão entre as prioridades escolhidas, mas outros temas como a cultura digital e a gestão cultural também vêm aparecendo com muita força”. Segundo ela, os participantes estão satisfeitos com o intercâmbio que está sendo promovido e o pacto que está sendo firmado entre os municípios de um mesmo território. “Cordelistas, historiadores e artistas de diversos municípios estão se conhecendo, trocando suas criações, intensificando as relações e até produzindo músicas sobre este momento”, destaca.