O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) inicia o ciclo de festividades em comemoração aos 40 anos da instituição, completados 13 de setembro, com a exposição Recortes de uma Realidade-Salvaguarda de Bens Culturais da Bahia, na Galeria Solar Ferrão, no Pelourinho. A abertura é dia 5 de novembro, Dia da Cultura, às 19h.
Os visitantes receberão a cartilha de Salvaguarda de Bens Culturais da Bahia com orientação para etapas de tombamento de bem cultural e a relação de todos os bens culturais tombados pelo estado da Bahia. A Galeria Solar Ferrão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13 e 17h.
Recortes de uma Realidade, primeira exposição corporativa, segue temática histórica – séculos XVIII a XX. Estarão expostas aproximadamente cem peças da coleção dos museus Abelardo Rodrigues, Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias), Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Tempostal, Lina bo Bardi de Arte Popular (será inaugurado no próximo ano), Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro da Purificação), Parque Histórico de Castro Alves (Cabaceiras do Paragassu), Museu de Arte Moderna, Museu de Arte da Bahia, Palácio da Aclamação, Palacete das Artes, Espaço Cultural Mário Cravo e Coleção Cláudio Masella.
“Carrancas, mobiliário, fotografias, quadros do século XVIII a XX, documentos, livros de registros e ferramentas de Udo Knoff, reprodução de quadros de Debret e Rugendas do séc. XIX, além de peças africanas, cerâmicas, azulejos e santos barrocos estarão expostos”, elucida o museológo Guilherme Figueiredo, curador da mostra. A Galeria Solar Ferrão fica na Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho. Informações pelo telefone (71) 3117-6380.