O diretor teatral José Celso Martinez Corrêa ("Zé Celso) faz palestra sobre “O Brasil e a Terra – Reconstrução do Pomar de Canudos”, amanhã (27), às 18h, na Conferência Estadual de Cultura, no campus da Uefs, em Feira de Santana. O encontro, que acontece até domingo (28) está sendo transmitido pela TVE, canal 2, e pelos sites www.cultura.ba.gov.br ou www. irdeb.ba.gov.br.
A Conferência reúne 973 participantes de todos os territórios do Estado, além de 700 artistas de 34 grupos artísticos do interior, representantes de 12 etnias indígenas da Bahia, das comunidades quilombolas e de movimentos sociais ligados à terra. No encontro, as propostas públicas para a cultura – já identificadas nos encontros que aconteceram em cada território – estão sendo organizadas, visando à construção conjunta do Plano Estadual de Cultura.
Para amanhã estão programados vários painéis sobre a transversalidade da cultura, em áreas como “Cultura e Campo”, “Cultura e Juventude”, “Cultura e Turismo”, “Cultura e Política” e “Cultura e Desenvolvimento Territorial e Economia Solidária”. Domingo, às 8h30, acontece a palestra “A Bahia e sua história”, com o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, e, às 10h, a plenária final.
Treze grupos se revezam na programação, como o Chocalho de Feira, Mulheres de Valente, Grupo Pila Pilão de Lafaiete Coutinho, Caretagem de Bom Jesus da Lapa, Banda de Pífanos de Seabra, Companhia de Danças e Folguedos de Salvador. No encerramento do dia, tem show de Elomar.