Aberto a todos os profissionais e estudantes das artes cênicas (diretores, cenógrafos, iluminadores, atores etc), o primeiro debate do Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves traz como convidado uma das maiores referências na criação da iluminação teatral, o alemão Max Keller, conhecido como um mago da luz artificial. O debate, com o tema Uma viagem de luz acontece amanhã (25), na Sala do Coro do TCA, às 19 horas, com entrada franca (por ordem de chegada até a lotação da platéia).
Max Keller esteve no Brasil, em São Paulo, em 1987, ministrando um seminário para iluminadores, tendo inclusive feito o projeto de iluminação da peça Paraíso Zona Norte, do diretor Antunes Filho. Este mês, em Brasília, ele foi um dos conferencistas do Fórum Latino-Americano de Iluminação, Cenografia e Arquitetura Teatral, realizado no Complexo Funarte. A vinda do artista a Salvador é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado, Fundação Cultural e TCA com o Goethe Institut (ICBA).
O TCA Núcleo 2007 continua com inscrições abertas até o dia 11 de novembro para os projetos destinados à sua décima terceira montagem anual, de acordo com o Edital publicado no Diário Oficial da Bahia. As inscrições estão sendo feitas no TCA, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, ou via Sedex. O projeto vencedor receberá recursos no valor bruto de R$ 150 mil.
Durante todo o processo de montagem do novo espetáculo, iniciado com o edital, atores, diretores, técnicos e também estudantes de teatro terão várias oficinas, workshops e debates, com a participação de profissionais renomados, a exemplo deste primeiro evento com Max Keller. O objetivo do Núcleo é democratizar, fortalecer e dinamizar as artes cênicas na Bahia. O Edital de Montagem pode ser consultado no site www.tca.ba.gov.br/tca.nucleo.
Max Keller (designer de luz) é referência de grande relevância na criação da iluminação teatral. Apresenta-se como um mágico da luz artificial e seu trabalho tem transformado grandes produções teatrais através da Europa e Estados Unidos. É também um consultor largamente procurado para as produções internacionais de palcos. É autor de Light Fantastic, obra que engloba vasto conhecimento histórico e atual acerca da aplicação conceitual e prática na elaboração da luz. Seu trabalho não é somente referenciado no interior de teatros, mas é também realizado a partir da criação de instalações de propósito arquitetônico e conceitos de iluminação para indústria.