As obras do artista plástico Iberê Camargo poderão ser vistas, no próximo mês, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador. A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), está fechando acordo com a Fundação Iberê Camargo, sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para trazer as obras do pintor para uma exposição exclusiva na capital baiana. A mostra acontecerá no antigo palacete Martins Catharino a partir de 13 de novembro.

O palacete é um dos 12 espaços culturais e artísticos administrados pelo Ipac, além do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Palácio da Aclamação, Galeria Solar Ferrão, Museu de Arte da Bahia (MAB) e Museu Abelardo Rodrigues, entre outros.

Referência internacional das artes plásticas no Brasil e um dos grandes nomes da arte do século XX, Iberê Camargo é autor de obra extensa, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras. Nasceu em Restinga Seca, interior do Rio Grande do Sul, em novembro de 1914, e passou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro. Reconhecido por suas séries “carretéis”, “ciclistas” e “idiotas”, o artista nunca se filiou a correntes ou movimentos artísticos.

Desde a juventude, mostrou-se atraído por personalidades independentes, como Guignard e Goeldi. Na Europa, estudou com mestres como Giorgio de Chirico, Carlos Alberto Petrucci, Antônio Achille e André Lothe. Iberê também exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual brasileiro. Sua obra é reverenciada em exposições internacionais, como as bienais de São Paulo, Veneza, Tóquio e Madri. O artista integrou ainda inúmeras mostras no Brasil, França, Inglaterra, Estados Unidos, Escócia, Espanha e Itália.

O pintor faleceu em agosto de 1994, aos 79 anos, em Porto Alegre, deixando um acervo de mais de sete mil obras. Grande parte delas foi deixada a sua esposa, Maria Coussirat Camargo, e integra hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo. Outras informações sobre o Palacete das Artes, visitas agendadas e programações culturais, com exposições, recitais de música e oficinas de arte, são disponibilizadas através do e-mail palacetedasartes@gmail.com, ou dos Tels. 3338-6400 e 3338-6416.