A partir das 17 horas deste domingo (4), o Pelourinho, no Centro Antigo de Salvador, estará sediando o Projeto Cinearte Sarau Brasil Adentro, da Petrobras, que objetiva disseminar e valorizar produções do cinema brasileiro. A atração integra a Programação oficial do Pelourinho Cultural, projeto da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), viabilizado através da Diretoria de Ações Culturais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
Aberto gratuitamente à população, o evento será no Largo do Cruzeiro de São Francisco, onde será montada tela de cinema inflável com 14 metros de extensão e nove metros de altura. A programação inclui os filmes Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues – com participações de Antônio Fagundes, Paloma Duarte e Wagner Moura e – Vinícius, documentário de Miguel Faria Jr., sobre a vida e a obra do poeta e compositor Vinícius de Moraes.
O evento é realizado pela empresa mineira Art Brasil, com patrocínio da Petrobras, e tem apoio do Ipac/Secult. “Uma das nossas principais estratégias é buscar parcerias com projetos que incluam o Pelourinho no seu roteiro”, explica a diretora de Ações Culturais do Ipac, Ivana Souto. Segundo ela, o Ipac já está no terceiro evento com essa prática estratégica, citando ainda como exemplos mais recentes o Projeto Cultura & Pensamento, do Ministério da Cultura e o Prêmio Emma.
Seguindo as estratégias da Secretaria de Cultura da Bahia para o Pelourinho, as exibições dos filmes serão precedidas por grupos artísticos do próprio bairro, com formação de cortejo pelas ruas e largos comandado pelos grupos Os Bonecões, Boiada Multicor e a bandinha de sopro e percussão Aurora. A idéia é que esse cortejo, ao passar pelas ruas e praças, possa anunciar e convidar a população e turistas para assistirem os filmes no Largo do Cruzeiro.
“Um diálogo cultural efetivo, com aproveitamento da sessão de cinema, só acontece se tivermos a participação de grupos locais que apresentem identidades próprias como esses do Pelô”, afirma o coordenador do projeto, Mauro Maya. Segundo ele, esse projeto no Centro Antigo da capital baiana tem significado especial. “O Pelourinho é o coração de Salvador, onde está a efervescência cultural da Bahia e um dos patrimônios culturais mais lindos do mundo”, enfatiza Maya.
Criado em 2006, o Cinearte Sarau Brasil Adentro já percorreu 34 municípios de Minas Gerais apenas em seu primeiro ano de existência, atingindo público aproximado de 30 mil pessoas. Em 2007, começou o itinerário pelo Sul do país. Até o final do ano, a meta de atingir 75 cidades de oito estados brasileiros. O projeto visa ainda a revitalização de espaços urbanos com importância histórica e cultural das principais cidades do Brasil e intercâmbio cultural entre as manifestações artísticas regionais, além de facilitar acesso gratuito do cinema nacional ao público brasileiro.