Como parte das atividades da 1ª Edição do Festival Nacional de Teatro da Bahia, em Salvador, a Sala Walter da Silveira, exibe de 2 a 9 de novembro, com entrada franca, o ciclo de filmes e documentários Do Palco à Tela. O evento é uma parceria entre a Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Secult, a Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro, Instituto Cervantes, Instituto Goethe e a Cooperativa Baiana de Teatro.
O ciclo reúne desde montagens célebres diretamente filmadas, a exemplo de Tio Vânia e A Tragédia de Hamlet, até produções de ficção de origem teatral, como “Uma Mulher de Negócios”, do alemão Rainer Werner Fassbinder, passando por documentários sobre o processo de criação de encenadores essenciais, como Peter Brook, Gianni Ratto (A Mochila do Mascate) e Patrice Chéreau. Também serão exibidos três programas especiais, dois dedicados ao teatro baiano e outro às adaptações teatrais do cinema espanhol.
De acordo com a curadoria do evento, “se a perpetuação do que há de efêmero em uma experiência teatral na memória do espectador é um dos trabalhos do diretor, capturar este efêmero em vídeo passa a ser um desafio. Antoine Vitez, dramaturgo e diretor teatral francês, dizia que, no teatro, a conservação correta é impossível. Mas ponderava. Justamente porque não pode ser feita, que deve ser feita’".
Por meio da mostra, a Cooperativa Baiana de Teatro, em parceria com a Dimas, pretende contribuir para a perpetuação da história de grandes momentos do teatro, grandes encenadores, a montagem de clássicos universais e um pequeno resgate à memória do teatro na Bahia. Registros estes, de grande importância para a formação de jovens artistas da terra. Tal espírito é que orienta a escolha, da grande maioria de títulos presentes na mostra Do Palco à Tela.