O Teatro Martim Gonçalves, que pertence à Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi inaugurado hoje (1º), após uma ampla recuperação em sua estrutura física. A platéia foi ampliada de 140 para 200 lugares e suas instalações passaram por melhorias sensíveis.
A reconstrução foi possível graças aos recursos do Fundo das Universidades – administrado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Fundado em 1958, o tradicional teatro, localizado no bairro do Canela, é o mais antigo da cidade em funcionamento.
O governador Jaques Wagner esteve presente na inauguração do teatro e, logo em seguida, participou, na reitoria da Ufba, da assinatura de cessão da Biblioteca Virtual Anísio Teixeira (BVAT) à universidade, que a hospedará no Centro de Processamento de Dados, com o endereço www.bvanisioteixeira.ufba.br. Pioneira no Conselho Nacional de Pesquisa Tecnológica, a BVAT deu origem ao software que hoje administra todas as bibliotecas virtuais mantidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
A BVAT foi lançada em 10 de dezembro de 1997 e já recebeu cerca de 194 mil visitantes, entre pesquisadores e público em geral, que já tiveram acesso à produção intelectual e à trajetória de vida do educador baiano Anísio Teixeira. A biblioteca armazena 90% dos trabalhos técnicos e científicos de Teixeira – cerca de 500 artigos de periódicos, cartas, conferências, discursos, relatórios, livros de sua autoria, matérias de jornais e revistas, trabalhos de congressos, biografias e teses sobre sua vida e obra.