O Ministério da Integração Nacional, via programas de desenvolvimento regional, apóia projetos na Bahia que envolvem 13 arranjos produtivos locais (APLs) situados em diferentes áreas do semi-árido.
Somente na implantação de unidades de beneficiamento de mel e abatedouro de aves, englobados nas APLs de apicultura e avicultura, foram investidos R$ 2,107 milhões nos últimos dois anos. Entre 2004 e 2006, foi investido no estado um total de R$ 18,5 milhões, dos quais R$ 11,3 milhões do ministério e o restante de contrapartidas.
Para otimizar estas e outras ações, a secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Damo, se reuniu ontem (1º) com os secretários Ronald Lobato (Planejamento) e Edmon Lucas (Desenvolvimento e Integração Regional), além de representantes de outros órgãos e do superintendente do Sebrae, Edival Passos.
Pela manhã, Márcia Damo discutiu o andamento das ações desenvolvidas em parceria com o Sebrae e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), executores de alguns projetos.
“Esse encontro é um marco no entendimento e na operacionalização das ações pela melhoria da atitude e da cooperação entre o Estado, os municípios e a União para o desenvolvimento regional”, disse Lobato, afirmando que o estreitamento das relações com o ministério vai permitir que “a Bahia ocupe o espaço que deve ocupar, utilizando os recursos públicos com eficiência e promovendo a transformação da realidade social com a geração de emprego e renda para a população”.
Entre as parcerias que o ministério quer estabelecer com o a Bahia está a que visa a implantação de uma unidade de processamento de cacau fino para produção de liquor em Itamaraju. O projeto inclui a instalação de uma unidade de processamento de polpas, doces e geléias de frutas no município de Prado, totalizando investimentos de R$ 634,782 milhões.

Outro projeto, orçado em R$ 619,938 milhões, contempla o APL da mandiocultura e consiste na instalação de uma central de beneficiamento e comercialização dos derivados de mandioca no município de Medeiros Neto, além da recuperação de sete casas de farinha.

Áreas beneficiadas

Os projetos apoiados pelo ministério na Bahia estão situados nas mesorregiões dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Mesorregião Xingó, Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) Petrolina/Juazeiro, Sub-região Brumado/Bom Jesus da Lapa/Guanambi e outras áreas do semi-árido.
Na área do turismo, o Programa de Desenvolvimento do Turismo da Ride/BA envolve os municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova e Sobradinho e representa investimentos de R$ 1,3 milhão.
O APL do sisal tem investimento de R$ 300 mil, destinados à implantação de uma unidade didática de processamento da fibra do sisal com estrutura para funcionamento de batedeira comunitária, escola para artesanato e cordoaria.
Outras ações na área de florestamento e biodiesel incluem a implantação de bosques energéticos nos municípios de Candiba, Guanambi, Igaporã e Riacho de Santana, e de biodiesel em Irecê, com investimentos de R$ 1,2 milhão.
O investimento para instalação de um centro de treinamento em lapidação e artefatos para ornamentação, além de unidade móvel para treinamento, no município de Itanhém, é de R$ 435,7 milhões.
APLs de móveis (instalação de oficinas e de uma escola para formação de mão-de-obra, em Eunápolis) também estão na lista dos programas de desenvolvimento regional.
Em parceria com o Movimento dos Sem Terra da Bahia (MST/BA), tem uma ação de irrigação para implantação de projetos de sistema de irrigação comunitário no Assentamento Luiz Nunes. O investimento é de quase R$ 1 milhão.
Há investimentos ainda em APLs de cachaça (R$ 260,440 mil), aqüicultura e piscicultura (R$ 2,253 milhões), apicultura e fruticultura (R$ 1,054 milhão) e ovino-caprinocultura – apoio ao melhoramento genético (R$ 1,548 milhão).