LOCAL: Município de Coronel João Sá, na região Nordeste, a 440 quilômetros de Salvador.
DATA: 15.10.07 (segunda-feira).
HORÁRIO: 9h30.

O QUE É: Inauguração do Colégio Estadual Santo Antônio e aula inaugural do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. COLÉGIO ESTADUAL SANTO ANTÔNIO:

ESTRUTURA: Com capacidade para receber 720 alunos, a escola de ensino médio conta com:
· Seis salas de aula;
· Sala de leitura;
· Sala de vídeo;
· Laboratório de informática;
· Laboratório de ciências;
· Instalações para área administrativa;
· Cantina;
· Sanitários.

INVESTIMENTO: R$ 818.587,16 do Projeto Alvorada.

DADOS: Coronel João Sá fica no semi-árido baiano e apresenta uma das maiores taxas de analfabetismo do Brasil. Dos 12.137 habitantes do município, com idade superior a 15 anos, 54,9% não sabe ler nem escrever, segundo o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PROJETO ALVORADA: Programa do Governo Federal criado para melhorar o ensino médio nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados da região Nordeste, além de Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins na região Norte. A Bahia já firmou, desde 2001, três convênios do Projeto Alvorada. Dentre os principais investimentos no estado destacam-se a construção de escolas; a distribuição de computadores, impressoras, tv’s, vídeos e ventiladores para 305 unidades escolares; a especialização de 300 professores, além do atendimento a prioridades definidas pela própria comunidade escolar, por meio do financiamento de 204 Planos de Desenvolvimento da Escola (PDE).

2. AULA INAUGURAL DO TOPA:

AULA PÚBLICA: Como parte das ações do Topa, a aula será ministrada pelo governador Jaques Wagner e o secretário de Educação, Adeum Sauer, com o tema “A alfabetização como direito que não prescreve com a idade”.

TODOS PELA ALFABETIZAÇAO: Muito mais do que uma ação de alfabetização, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, pretende desenvolver um processo sistemático e contínuo de formulação e implementação de políticas para a elevação da qualidade da educação. A prioridade dada ao combate ao analfabetismo na Bahia é resultado dos péssimos índices de desenvolvimento que o estado tem apresentado. Diante dessa realidade, este programa tem como desafio a redução das taxas de analfabetismo e a melhoria das taxas de escolarização da população de jovens e adultos.

OBJETIVO: Promover uma educação de qualidade para a população de jovens e adultos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, criando as condições objetivas para sua inclusão social, política, econômica e cultural. O programa contará com 6,6 mil professores e 330 coordenadores.

AÇÕES: A meta é que um milhão de baianos, metade do contingente de analfabetos do estado, aprenda a ler e escrever até 2010, o que deverá reduzir em 50% o índice de analfabetismo de adultos a partir de 15 anos. O Topa tem uma ação efetiva nos municípios situados nos territórios do Semi-árido do Nordeste II e do Sisal, como seu foco prioritário, mas sem restringir a atuação em outros municípios que queiram estabelecer parceria. Para isso, o programa contará com o apoio de movimentos sociais, sociedade civil organizada e das três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

INVESTIMENTO: O Governo Federal investirá R$ 250 milhões e o Governo do Estado aplicará outros R$ 70 milhões, totalizando, em três anos e meio, R$ 320 milhões.