Enquanto os clubes baianos de futebol lutam para chegar à elite nacional, os atletas virtuais do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (ACSO) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) são campeões da Competição Brasileira de Robótica (CBR).

A conquista, na modalidade Visualização Física, aconteceu no dia 15 deste mês, no Centro de Cultura e Evento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante a competição que reúne pesquisadores de todo o país.

Além de resgatar o orgulho do futebol baiano, a vitória do ACSO consolida nacionalmente a carreira do grupo. “As conquistas do ACSO na CBR e na RoboCup 2007 contribuíram muito para a escolha de Salvador como sede da CBR 2008”, afirmou Marcos Simões, que vai coordenar a RoboCup Brazil Open 2008, realizada dentro da programação da CBR.

Segundo Marcos, o núcleo já iniciou o ciclo de reuniões de planejamento e definições de metas. Atualmente, o ACSO conta com 10 integrantes, entre bolsistas e voluntários da Uneb. Na competição em Santa Catarina, a equipe contou com a participação de estudantes do Centro Universitário da Bahia (FIB).

Crescimento

“Eu cresci muito, pessoal e profissionalmente, pois o desenvolvimento de atividades junto ao núcleo é muito interessante, mesmo para quem não deseja seguir carreira na área de robótica”, afirmou Juliana Reichow, aluna do ACSO e que participou da CBR.

Na modalidade Soccer Simulator 2D, o núcleo também conquistou o pódio, alcançando a terceira colocação. Para conseguir o título, o ACSO concorreu com equipes tradicionais do cenário nacional e mundial, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Logo após a CBR 2007, algumas equipes bem-sucedidas e com propostas científicas interessantes serão convidadas a integrar a Seleção Brasileira de Robótica 2008. Há um trabalho para apresentar times brasileiros fortes na competição mundial RoboCup 2008, que acontece em Suzhou, na China, e o ACSO é uma das equipes favoritas para compor esta lista.