O Colegiado de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana enviou à Receita Federal, via internet, 1.050 declarações do Imposto Territorial Rural (ITR) de pequenos proprietários rurais. O serviço, prestado gratuitamente por estudantes durante o mês de setembro, fez parte do projeto de extensão Banca de ITR.
Em 2007, a Banca de ITR registrou o aumento de 18,85% em relação ao ano passado, quando foram enviadas 852 declarações. O serviço foi oferecido entre 3 e 28 de setembro, em Feira de Santana (pólo sindical da Fetag), Serra Preta (na sede e no distrito do Bravo – Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e em Santo Estevão (Secretaria Municipal de Ação Social).
O professor Cremildo Atanazio, coordenador do Colegiado de Ciências Contábeis da Uefs, observa que, para os estudantes, o trabalho vale como atividade complementar, uma exigência para a colação de grau. “Além da ajuda ao homem do campo, a iniciativa proporcionou a prática da Contabilidade e da responsabilidade social por parte dos alunos”, salientou.