A partir de hoje (3), Bahia, Vitória, Federação Baiana de Futebol (FBF) e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) estão de mãos dadas para reduzir o analfabetismo no estado.
Em reunião no gabinete do secretário municipal de Educação, Ney Campelo, as principais forças do esporte baiano decidiram combater o analfabetismo na Bahia. No domingo (7), na Fonte Nova, no jogo Bahia x Fast Clube, os torcedores vão conhecer a campanha, por meio de faixas, panfletos e placar eletrônico.
“Estamos abrindo as portas da Fonte Nova para abraçar essa campanha. E a Sudesb vai participar ativamente, motivando os torcedores do futebol baiano a somar forças na luta que é de toda a sociedade”, afirmou o diretor-geral do órgão, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô).
A campanha do esporte para diminuir o analfabetismo na Bahia terá o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), via programa Todos pela Alfabetização (Topa), que realiza trabalho com essa finalidade. Campelo disse que a prefeitura de Salvador também já vem realizando ações nesse sentido com o programa Cidade das Letras.
No encontro, o representante do Bahia, Klaus Dieter, se mostrou receptivo à proposta e colocou o clube à disposição. “O Bahia quer contribuir com tudo o que for possível para que esse mal social venha a ser extirpado. Inclusive, os nossos atletas poderão entrar em campo portando faixas que convoquem o torcedor a se unir nessa iniciativa”, disse.
“Por ser Bahia x Fast Clube um jogo nacional, vamos intermediar junto à CBF para que não haja qualquer impedimento legal dessa campanha”, afirmou o vice-presidente da FBF, Marcos Ferreira. A campanha pela redução do analfabetismo no estado visa sensibilizar os torcedores com estratégias que possam levar mais alunos às salas de aula.