Sequeiro Grande, em Itajuípe, será a próxima comunidade beneficiada pelo projeto de Extensão de Parasitologia Aberto à Comunidade da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Estudantes de Enfermagem e Medicina realizam a atividade de campo, amanhã (25), na localidade, sob a coordenação da professora Maria Lena Melo Mariano. Serão realizados exames coproparasitológicos, entrega de medicamentos e atividades educativas e culturais.
O projeto é sempre realizado nas periferias das cidades de Ilhéus ou Itabuna, porém Itajuípe faz parte do quadro de cidades campos-de-estágio para o projeto de Extensão Ver-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). De acordo com João Silveira Filho, bolsista do projeto e aluno de Enfermagem, “o contato com a comunidade, professores da escola de ensino médio e funcionários da Unidade de Saúde do bairro Sequeiro Grande reforçaram a necessidade da mobilização para a saúde na região”.
“Aa articulação entre conteúdo teórico prático em campo é de fundamental importância como instrumento facilitador da aprendizagem, por estabelecer correlação entre o ensino e a realidade social”, explica a professora Lena Mariano. Pensando assim, foi desenvolvido o Projeto Laboratório de Parasitologia Aberto à Comunidade e com Atividades em Campo, visando à inserção de medidas profiláticas de saúde em comunidades locais e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas.
Um dos objetivos do projeto é iniciar a pesquisa científica voltada à integração da classe universitária com a comunidade. Além disso, a iniciativa se propõe a diagnosticar a realidade higiênico-sanitária e de doenças parasitárias, criando ações básicas para minimizar a incidência de parasitoses nas comunidades e gerar dados epidemiológicos, contribuindo com o levantamento das parasitoses na região, oportunizando ações mais efetivas por parte dos órgãos governamentais.