Um encontro com a cultura baiana. É com esse propósito que a Secretaria Estadual da Educação (SEC) vai levar 1.800 estudantes da rede estadual para visitar os principais monumentos do Pelourinho e o Museu Abelardo Rodrigues. No passeio, os estudantes também assistirão ao espetáculo didático cultural do Balé Folclórico, no teatro Miguel Santana, e a uma palestra sobre a cultura baiana e folclore. O início do projeto foi sexta-feira (5), às 14h30, quando 96 alunos do Colégio Divino Mestre visitaram os lugares históricos.
A ação faz parte do projeto Viva Bahia, do Grupo de Balé Folclórico da Bahia, e conta com o apoio das Voluntárias Sociais, que vai disponibilizar o transporte e a alimentação aos estudantes. A intenção é tornar a escola mais interessante para o estudante.
Todas as visitas já estão agendadas e acontecerão durante dois meses. Nesse período, 96 estudantes de cada uma das 18 escolas estaduais sairão sob o monitoramento de quatro professores da respectiva unidade para passar uma tarde cultural, mergulhando na rica história da Bahia.
Para o coordenador do projeto Viva Bahia, Walson Botelho, o principal objetivo é promover a inclusão social dos cidadãos de baixa renda que não tiveram a oportunidade de ter acesso à cultura. “Considerando que a maior parte dos estudantes das escolas públicas nunca foi ao teatro, o projeto vai apresentar à cultura aqueles que nunca saíram nem do seu bairro, e, portanto, não conhecem a cultura da sua terra, a sua origem”, declarou.