O governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, inauguram amanhã (6), o Colégio Estadual Dr. Ives Orlando Lopes da Silva, em Campo Alegre de Lourdes, no Além São Francisco, divisa com o Piauí. Orçado em quase R$ 1,1 milhão, o colégio possui seis salas de aula, laboratórios de ciências e informática, salas de leitura e vídeo e quadra poliesportiva.
A obra foi financiada pelo Banco Mundial, através do Projeto Bahia. Atualmente o município possui três escolas e seis anexos da rede estadual que atendem a 2.701 estudantes nos ensinos fundamental e médio. A inauguração do novo estabelecimento de ensino possibilitará a expansão da oferta em mais 810 vagas para o ensino médio distribuídas nos três turnos.
Dando mais um passo para alcançar a meta do governo de promover a inclusão digital através das escolas, o estabelecimento foi dotado de laboratório de informática com 20 computadores, o que representou um investimento da Secretaria de aproximadamente R$ 40 mil. No intuito de tornar as aulas de química, física e biologia mais interessantes, o laboratório de ciência será dotado dos instrumentos necessários para que os alunos coloquem em prática a teoria absorvida em sala de aula. Para isso, vão contar com microscópio, estufas, tubos de ensaio, entre outros.
O Colégio Estadual Dr. Ives Orlando Lopes da Silva foi criado para suprir a necessidade de expansão do ensino médio no município. Atualmente, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães é o único estabelecimento de ensino do município que oferece esta modalidade, o que leva a superlotação das salas.
“Embora o ideal seja 40 alunos por sala, em função da demanda, nos vimos obrigados a colocar turmas com 60 alunos para não deixá-los sem estudar”, comemora o diretor do Colégio Modelo, Deusvaldo Almeida Dias, que assumirá a direção do novo colégio. Só este ano devem ser inaugurados ainda outros quatro colégios com recursos oriundos do Projeto Bahia.