Terminam no próximo dia 11 as inscrições no vestibular 2008 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. Este ano, a universidade disponibilizou a inscrição apenas pela internet, através do sítio www.uesc.br. A confirmação será na própria página da Uesc, após conferência do pagamento – via boleto bancário – da taxa no valor de R$ 80. As provas serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de janeiro de 2008.

A Uesc oferece 1.310 vagas em 26 cursos de graduação. Os cursos de licenciatura são Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (habilitações em Português/Inglês, Português/Francês, Português/Espanhol), Matemática, Pedagogia (com habilitações em educação infantil, ensino fundamental, pedagogia do curso normal e gestão da Educação) e Química.

Os cursos de bacharelado oferecidos pela Uesc são: Administração (habilitações em hotelaria e turismo, e comércio e serviço), Agronomia; Biomedicina, Ciências Biológicas (habilitação em ecologia), Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social (habilitação em Rádio e TV), Direito, Enfermagem; Engenharia de Produção e Sistemas, Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), Física, Matemática, Medicina e Medicina Veterinária.

De acordo com a resolução nº 64/2006, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), esse será o primeiro concurso vestibular da Uesc com reserva de vagas que poderão ser ocupadas por estudantes que tenham cursado todo o ensino médio e os últimos quatro anos do Ensino Fundamental em escola pública. Deste percentual, 75% serão destinados aos estudantes que se autodeclararem negros.
A medida estabelece ainda que em cada curso de graduação serão admitidas até duas vagas além das estabelecidas, para índios reconhecidos pela Funai ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos, que tenham cursado os últimos quatro anos do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em escolas públicas e que tenham sido classificados no Processo Seletivo, observada a ordem de classificação.