O Ministério da Educação (MEC) aprovou todos os cursos de pós-graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana que foram submetidos a avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos sete programas avaliados, a pós-graduação em Botânica, implantado em 2000, foi o que obteve maior pontuação, com nota 5, considerada de “alto nível de desempenho”.

O conceito coloca a pós-graduação como o curso de melhor pontuação, na Bahia, entre as instituições públicas estaduais de ensino superior. Outro destaque da Uefs, na avaliação, foi o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (mestrado e doutorado), que obteve o conceito de “bom desempenho”, com pontuação 4.

Os demais programas obtiveram nota 3 – Saúde Coletiva, Engenharia Civil e Ambiental, Literatura e Diversidade Cultural, Desenho, Cultura e Interatividade, Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente.

Ao comentar sobre o desempenho, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Uefs, Eneida de Moraes Cerqueira, observa que são programas novos. Três implantados em 2006. Por isso, não houve tempo hábil para defesa de dissertações, o que elevaria os conceitos atribuídos pela Capes.

A avaliação confere notas de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 são descredenciados, o que ocorreu com 91 dos programas entre os 2.266 avaliados. Dados divulgados pelo MEC colocam o Brasil na 15º colocação entre os países de maior produção científica no mundo, à frente de nações desenvolvidas, como Bélgica e Finlândia. O resultado completo da avaliação pode ser consultado por meio do site www.mec.gov.br.